ICOMMGROUP

BRAND & STYLE GUIDE

Bem Vinde ao

O (2)Collab disponibiliza para as marcas de moda independentes, seu know how e estrutura para fomentar seus negócios. Dentro disso, infraestrutura e suporte da plataforma, orientações e melhores práticas de apresentação de produtos, operacionalização de todos os trâmites de pagamento, além de investimento em marketing são algumas das facilidades que o ICOMM Group compartilha com esses novos players.

 

Os designers, por sua vez, entram com suas coleções pautadas em valores e propósitos, criando um ecossistema colaborativo de moda.

 

Nossa história está só no começo e ela está sendo escrita com a sua colaboração.

VAMOS JUNTES?

NOSSA HISTÓRIA

Numa iniciativa pioneira do ICOMM Group, que detém os dois maiores e-commerces de moda do Brasil, o marketplace (2)Collab chega ao mercado em 2020 para conectar pequenas marcas e produtores independentes a um público de perfil alternativo e politizado.

 

Após o sucesso do projeto “Novos Designers”, que chegou a sua 5ª edição como um dos pilares do Shop2gether, observou-se novos rumos para o mercado de moda: os consumidores estão cada vez mais ávidos por marcas que ofereçam muito mais do que somente roupas, mas também propósito. Desse insight, nasce o (2)Collab.

NOSSOS

VALORES

QUEM SOMOS

/ MISSÃO

// VISÃO

/// VALORES

/ MISSÃO

Ser a principal plataforma online para marcas independentes, fornecendo infra estrutura de negócios e troca de conhecimento, criando um ecossistema para que esses empreendedores possam chegar ao maior número de consumidores.   Oferecer ao público consumidor uma curadoria de novas marcas, com preços acessíveis, facilidade de navegação e conteúdos inovadores e relevantes que fortaleçam e deem protagonismo aos designers

// VISÃO

Ser o destino número 1 para consumidores e marcas que valorizam originalidade, diversidade, inclusão e processos de produção responsáveis do ponto de social e ambiental.

/// VALORES

Originalidade: somos originais na maneira e fazer negócios e prezamos por parceiros e marcas que tenham um DNA de moda único 

DESIGN

ORIGINALIDADE

conectado

TRANSPARÊNCIA

INCLUSÃO

genderless

criatividade

COMUNIDADE

BOM HUMOR

LEVEZA

INOVAÇÃO

empoderamento

colaboração

VANGUARDA

SLOW FASHION

diversidade

STREESTYLE

NOSSOS CLIENTES

Lucas Leão

Designer de moda

Moda genderless

Participa de coletivo com outros designers

Veste artistas do universo LGBTQ+

Jay Boggo

Designer da marca J.BOGGO+

Inspiração na arte

Slow-fashion

Produção handmade

Modelagens diferenciadas

Ana Carolina

Designer gráfica - 35 anos

Diretora de Arte em pequena agência

Vegetariana

Pratica yoga

Politizada, participa de um coletivo de mulheres feministas

Usa estampas, peças coloridas e acessórios diversos para compor seu look

Izabella Suzart

Designer da marca A-Aurora

Produção artesanal em pequena escala

Materiais certificados

Trabalhos para fortalecer a comunidade negra

Rodrigo

Publicitário - 26 anos

Trabalha com moda

Prioriza comprar de pequenos produtores

Frequenta restaurantes, bares e exposições de arte alternativos

Altamente conectado, é usuário não somente no IG, mas de Twitter 

Clara

Micro empreendedora - 47 anos

Moda genderless

Participa de coletivo com outros designers

Veste artistas do universo LGBTQ+

/B2B (MARCAS)

  • Independentes, sem vínculo com grandes grupos;

  • Pouca penetração no online;

  • Processos produtivos no esquema slow fashion;

  • Priorizam processos produtivos responsáveis do ponto de vista social e/ou ambiental;

  • Desenvolvem coleções autorais e originais, que fogem dos padrões mainstream;

  • Desenvolvem coleções genderless;

  • Desenvolvem coleções pluz size;

 

/ Nós somos convidativos

convidamos as pessoas a descobrirem novas marcas, testarem novos materiais e shapes.

/ Nós somos bem humorados

mantemos uma comunicação otimista, alegre e informal, porém sem ser engraçada ou fazendo pouco ou nenhum uso de gírias ou palavras em outras línguas

 

/ Nós somos

falamos na 1ª pessoa do plural e, preferencialmente, em ordem direta, facilitando a compreensão

/B2C (CONSUMIDORES)

  • Perfil jovial: não restringimos idades, entendemos que trata-se de um estado de espírito jovem;

  • Curiosos, ávidos por novidades, são early adopters;

  • Lifestyle e estilo muito pessoais, que não segue tendências e prioriza correntes alternativas;

  • Entendem a moda como uma das suas formas de expressão/ identidade;

  • Priorizam consumo de marcas pequenas e alternativas;

  • Seguem estilo de vida alternativo: vegetarianos e veganos, usam meios de transporte alternativos, praticam atividades físicas como dança, yoga;

  • Gostam de arte, música e gastronomia, e frequentam espaços que tragam novidades nessas áreas;

  • São engajados em causas sociais ou políticas;

  • São altamente conectados;

/ Nós somos democráticos

tratamos de igual para igual para com clientes e marcas, usando uma linguagem coloquial e próxima

/ Nós somos disponíveis

tiramos dúvidas, somos abertos a sugestões e, principalmente, damos sequência às conversas que surgem

 

/ Nós somos descritivos

contamos detalhes das peças e curiosidades sobre os processos produtivos e criativos

/ Nós somos inclusivos

usamos conjugações sem gênero em frases chave para refletir nosso posicionamento inclusivo

EMPÁTICOS

COMUNITÁRIOS

ANTENADOS

CONECTADOS

HONESTOS

JUSTOS

ABERTOS

VANGUARDISTAS

/ nós somos

COOL

ÀS VEZES MINIMALISTAS,

ÀS VEZES EXAGERADOS

CONFIANTES

DISPONÍVEIS

ARTÍSTICOS

JOVIAIS

CRIATIVOS

DISRUPTIVOS

DIVERTIDOS

DESCOLADOS

INVENTIVOS

CURIOSOS

EARLY ADOPTERS

/do’s

Encorajar os clientes a contarem suas experiências com as marcas e com a plataforma

 

Somos abertos a críticas e sugestões

 

Priorizar conteúdos criativos, inventivos e disruptivos nas nossas redes

 

Sempre valorizar a cultura e produção nacional

 

Em saudações e calls to action, sempre usar os termos sem gênero (ex.: “bem vindes”, “vamos juntes”)

 

Zelamos pela melhor experiência: desde o primeiro contato nas redes sociais até o recebimento do pedido

/dont’s

Não usar palavras em outros idiomas com frequência: somos uma plataforma de estilistas brasileiros!

 

Não usar palavras e expressões que remetem aos clichês ou termos tradicionais da moda, como “grife”

 

Não reforçar estereótipos de comuns ao mercado da moda

 

Não tomar posições políticas em nossas comunicações: nossos propósitos e valores são as únicas posições que assumimos

 

Não deixar os clientes sem resposta: mantemos a conversa sempre rolando

 

Evitar classificações e enquadramentos: somos, antes de tudo, uma marca que preza pela liberdade de criadores e clientes

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MOOD BOARD

Faixa-amarela

/ STATEMENTS

// SLOGANS

/// CALL TO ACTION

(2)Collab: onde as novas ideias se encontram

(2)Collab: boas histórias, excelentes escolhas

Pesquisa, curadoria, experiência e conexão

Direto do ateliê para sua casa

Apoie marcas independentes!

Novas vozes, novos estilos

Apoie as marcas independentes

vamos juntes?

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STYLE GUIDE

INTRODUÇÃO

LOGO E APLICAÇÕES

COLOR CODE

TIPOGRAFIA 

ÍCONES E CAIXAS

SUB MENUS

/ INTRODUÇÃO

Este documento tem como objetivo sistematizar toda a identidade visual criada para o marketplace (2)collab, assim como criar diretrizes iconográficas, tipográficas, cromáticas,  estéticas e de linguagem para que todos os envolvidos no processo de desenvolvimento, manutenção e criação de novas camadas visuais para o marketplace tenham ferramentas e informações disponíveis para que o sistema gráfico seja respeitado e o seu crescimento seja feito de forma ordenada e de acordo com o que foi proposto no início do projeto.

Todos que possuem a responsabilidade de criação com a (2)collab devem revisar seus materiais e aplicar os princípios e padrões contidos neste documento.

// LOGO E 

APLICAÇÕES

Atribuições do nome

LAB: Mktplace é um laboratório de marcas e idéias.

Atribuições do nome

COLLAB: Mktplace nasce com o espírito de colaboração e parcerias a pequenos empreendimento

2:(TO)

Feito para, feito com, criado para, criado com.

 

PARCERIA.

Mudança de grafia provoca facilidade de lembrança.

Parenteses:

Função de interposição, mediação entre duas partes.

Na matemática e programação o parênteses é prioridade, primeiro resolvemos o que está dentro dele e depois em volta dele.

Nas redes sociais, o parênteses é comum aos usuários, para compor uma sensação.

Por fim, é isto, estamos indo além do que parece e trazendo este sinal (2) como prioridade, agregador, preservador.

LL

Duas letras “L” formam 2 torres paralelas de mesmo tamanho.

PARÊNTESES

Função de interposição, mediação entre duas partes. Na matemática e programação o parênteses é prioridade, primeiro resolvemos o que está dentro dele e depois em volta dele.

 

Nas redes sociais, o parênteses é comum aos usuários, para compor uma sensação.

 

Por fim, é isto, estamos indo além do que parece e trazendo este sinal (2) como prioridade, agregador, preservador.

2(TO)

Feito para, feito com, criado para, criado com.

 

PARCERIA

Mudança de grafia provoca facilidade de lembrança.

LL (DOIS L)

Duas letras “L” formam 2 torres paralelas de mesmo tamanho.

 

Tem a função de transmitir credibilidade solidez e solidariedade e manter-se do mesmo tamanho, com os mesmo objetivos através de um crescimento em conjunto.

/// COLOR CODE

(As cores escolhidas para o projeto são: branco, preto e cinza e devem ser utilizadas de acordo com a proporção ao lado.

 

A escolha por cores básicas se baseia na ideia de que o ambiente do marketplace deve funcionar como uma vitrine para as marcas participantes do projeto e não se destacar sobre elas, por isso a proporção ao lado deve ser seguida fielmente, preservando assim o contraste e clareza na informação, priorizando o branco como cor principal e suporte para informações, o preto como base para informações institucionais e de navegação e o cinza, como cor de suporte para sub-navegação e informações secundárias.

//// TIPOGRAFIA

A tipografia escolhida para o projeto é a clássica Helvetica, pela facilidade  de leitura, disponibilidade de uso nos sistemas de fontes online, pela sua contemporaneidade e força gráfica. Para esse projeto estamos utilizado em dois pessoas: Regular e Bold.

 

A versão regular usamos para textos longos, corridos e informativos, em caixa  baixa e em negrito deve ser utilizada para títulos, destaques, menus e navegadores, sempre em caixa alta. A versão bold deve ser usada também para dar contraste nos mouse on (regular) e mouse over (bold)

Font.png

///// ÍCONES E CAIXAS

Os elementos de navegação do marketplace como caixas de texto, botões, ícones e outros objetos de apoio devem seguir sempre os exemplos ao lado, atentando-se a hierarquia de tamanho, formato, cor e estrutura de acordo com o seu objetivo.

 

Botões decisórios (comprar, finalizar compra, cancelar) devem estar sempre em fundo preto e texto em branco, em caixa alta, para facilitar a leitura e não confundir o usuário na hora do clique.

 

Os demais botões podem variar entre fundo branco, transparente (com fio preto) ou fundo cinza, desacordo com a dinâmica do layout escolhido.

////// SUB-MENUS

A estrutura hierárquica, cromática e tipográfica dos sub-menus são fundamentais para facilitar a experiência do usuário, além de preservar a identidade visual do marketplace e a harmonia gráfica desenvolvida para o (2)collab.

 

É fundamental que essa estrutura seja obedecida à risca para não descaracterizar a linguagem visual construída para um público extremamente exigente e criterioso.

 

Ao lado, dois exemplos do uso do grid dos sub-menus.

Para os sub-menus sem muita ramificação,  optamos por uma versão monocromática (branca), Tipografia Helvetica regular corpo 14pt. Para o mouseover, o item escolhido deve ficar sublinhado.

Para os sub-menus de categoria, a escolha é por uma divisão entre categorias e filtros por cores (cinza escuro e claro) e tipografia Helvetica bold corpo 18pt para as categorias e regular corpo 14pt para os filtros

Para o mouseover, o item escolhido deve ficar e sublinhado.